Última pregação do ENF 2016 é um convite à santidade


alt

A última pregação do ENF 2016 – Encontro Nacional de Formação – foi realizada pelo membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, Reinaldo Beserra. Para iniciar a reflexão foi feito o questionamento diante da realidade da vida de cada participante, “você já parou para fazer discernimento, para saber se é o realmente de Deus, se é feliz assim?”. E para completar proclamou a leitura do livro de Levítico capítullo11 versículo 44, “Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque Eu sou santo”.

Segundo Reinaldo está é a vontade de Deus: nos santificar; assim o Senhor deixa muitas vezes expressa em suas Sagradas Escrituras. Mas alertou, “muitas vezes temos essa visão de que devemos ser santos, mas relativizamos a santidade e a associamos apenas aos outros”. Ele referia-se as muitas vezes que a santidade não é aspirada, desejada, colocada como uma meta real de vida, algo possível.

Alertando os participantes disse, “muitas vezes substituímos a santidade por atitudes intermediárias”, e continuou, “a meta de santidade não pode ser substituída por nada”. Ela deve ser buscada com determinação e empenho, para que possa ser alcançada, afinal Deus não pede algo impossível aos seus filhos.

Reinaldo interrogou a todos dizendo, “você já pensou em ser santo de altar? Existe um santo com o seu nome? Se não, porque não ser o primeiro?”. Com leveza conseguiu com que todos pensassem e se imaginassem santos, o que surtiu muito efeito observando o envolvimento e a alegria de todos.

Levando a pregação para o âmbito pastoral questionou, “será que você tem colocado no horizonte que evangeliza e planeja a intenção da santidade?”. Explicou que é necessário sempre ter em mente o levar às pessoas a uma vida santa, os retiros, os avivamentos, os grupos de oração devem ser um convite constante a santidade. E alertou, “hoje não sonhamos mais com o céu, não falamos das belezas do Céu!”, mas deixou o convite, “devemos voltar a sonhar com o ele, falar da volta para casa do pai”, disse.

Segundo Reinaldo o caminho mais apropriado para levar a RCC para santidade é promover o Batismo no Espírito Santo, lembrando que a terceira pessoa da Santíssima Trindade foi apresentada como paráclito e santificador. Para confirmar trouxe o conselho de São João Paulo II, “a Igreja e o mundo têm necessidade de santos, e nós somos tanto mais santos quanto mais deixamos que o Espírito Santo nos configure com Cristo”.

Sobre o Batismo, Reinaldo ainda comentou “As pessoas estão se contentando apenas com o conceito do Batismo no Espírito Santo, e estão o colocando como ponto de chegada. Mas ele não é ponto de chegada e sim de partida”, afirmou o pregador. Também lembrou que o batismo é o primeiro passo da iniciação cristã, sendo assim o ele é o ingresso no caminho de santidade. E novamente usando um ensinamento de São João Paulo II, disse “procurai estar repletos do Espírito Santo”.

O pregador questionou quanto aos motivos da preocupação dos membros do Movimento: “ A maior preocupação do carismático deve ser a busca pela santidade, e principalmente a busca por aquele que é O santo. Não podemos ficar apenas de olhos fixos nos carismas, mas acima de tudo em seu autor, aquele é a fonte das graças e dos dons. Buscar uma permanente efusão no Espírito Santo, a intimidade com Ele, é o que leva a santidade”, explicou.

Finalizando a pregação o convite foi feito, “será que não podemos nos comprometer a fazer a RCC mais santa, tem presente mais bonito que podemos dar ao Senhor? Cada dom do Espírito Santo interpela determinada responsabilidade. Nós devemos assumir essa responsabilidade esse ano: a de ser mais santos”, concluiu Reinaldo Beserra.

 

http://www.rccbrasil.org.br/eventos/index.php/artigos/1009-ultima-pregacao-do-enf-2016-e-um-convite-a-santidade

 

 

Deixe um comentário